(79) 3211-1504

NUTRIÇÃO: GUIA ALIMENTAR INFANTIL SERÁ ATUALIZADO AINDA ESTE ANO


 


Desde o ano de 2002 existe o Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois anos, cujo objetivo é orientar pais quanto ao conhecimento e prática de hábito saudável na alimentação dos pequenos. O Guia serve de consulta para quem está diretamente envolvido no dia a dia dos menores e oferece recomendações de consumo de alimentos adequadas à idade das crianças menores de dois anos. 

O material pode ser acessado na biblioteca virtual do Ministério da Saúde através do link http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10_passos.pdf. Este ano, o Guia será atualizado e está em consulta pública até o dia 25 de agosto. De acordo com o órgão, a amamentação exclusiva dos bebês deve prevalecer até o sexto mês de vida. Somente a partir desta idade deve-se começar a oferecer outros alimentos, de forma lenta e gradual, além de poder continuar com a oferta do leite materno até os dois anos de idade ou mais.

A nova edição do arquivo deve subsidiar ações de educação alimentar e nutricional em âmbito individual e coletivo no Sistema Único de Saúde (SUS) e em outros setores. O texto serve de apoio às famílias tanto para esclarecer dúvidas quanto para estimular o consumo de alimentos in natura ao invés dos produtos processados ou industrializados.

Além do acesso gratuito ao Guia Alimentar Infantil, os pais podem buscar orientação profissional com um nutricionista. O profissional habilitado nesta área pode ajudá-los na fase de introdução alimentar, com o acompanhamento da rotina da criança através da elaboração de cardápios variados, além de contribuir para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis de toda a família.


 


Fonte: Educa + Brasil